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Será que vale a pena pagar compras de supermercado com cartão de crédito

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) 69% das compras feitas nesse tipo de cartão vão para compra de alimentação ou de supermercado. No entanto, o uso da modalidade de crédito sem planejamento e para compra de alimentos pode não ser um bom negócio, aumentando a chance de o consumidor “se enrolar” financeiramente.

A coordenadora do programa Financeiro do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim, o uso do cartão de crédito tem que estar vinculado ao seu nível de renda e à sua média de consumo. O cartão de crédito não seria um vilão se o consumidor tiver disciplina financeira e se conseguir manter o pagamento das faturas dentro do prazo de vencimento, mas nem sempre isso se encaixa na realidade dos consumidores.

O cartão de crédito tem um caráter de meio de pagamento e de linha de crédito, que a pessoa entra quando não paga a fatura no vencimento, o que resulta nos juros rotativo. Em maio deste ano, os juros cobrados pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiram para 455,1%, contra 447,7% em abril, de acordo com dados do Banco Central (BC).

“Então, quando a gente está indo ao mercado comprar, por exemplo, um uma caixa de leite que em tese custaria R$ 10, e você não consegue pagar a fatura no vencimento, esse mesmo alimento vai ser encarecido com uma taxa de juros média de 12% e 14% ao mês”, explica.

Com isso, o cartão de crédito reduz o seu poder de compra quando o cliente entra no rotativo, pois ele está inflacionando indiretamente o preço dos bens adquiridos no supermercado.

“É um alto risco utilizar o cartão de crédito não sabendo se vai conseguir pagar a fatura integralmente no vencimento”, afirma a especialista.

Se o consumidor não se organizar financeiramente e entrar no parcelamento, por exemplo, ele passa a acumular outra dívida e gerar novos endividamentos com os gastos no mercado se continuar usando esse cartão.

“Ele vai ter dívidas parceladas, que a taxa de juros também é bastante elevada, e o saldo que vai ser corrigido pelo crédito rotativo”, diz a coordenadora do Idec.

“Isso rapidamente leva para uma situação de descontrole, por isso, o cartão de crédito é visto frequentemente em todas as estatísticas apontado como o maior problema de endividamento das famílias”, ressalta.

O supermercado é um ambiente que você precisa ser quase um “engenheiro financeiro” para fazer uma boa gestão, com pesquisa de preço, seleção de produtos, evitar armadilhas e comprar o necessário.

“Esse contexto leva à necessidade de um planejamento mínimo. O cartão ele vai fazer parte dessas medidas que podem trazer benefícios ao consumidor, mas desde que ele utilize como meio de pagamento, nunca como o lado B do cartão, que é o crédito rotativo. Esse é o vilão que, infelizmente, compromete a renda das famílias e acaba indiretamente aumentando o preço desses produtos”, diz Ione.

Quando usado de forma consciente e organizada, o cartão de crédito pode ser um grande aliado e instrumento financeiro relevante para as compras das pessoas e famílias, dizem os especialistas.

“Pelo crédito, a compra é feita e o pagamento pode ocorrer em uns bons dias depois. Tanto melhor, se o usuário conseguir administrar a data de pagamento do cartão, de maneira a se beneficiar de um prazo mais amplo e ainda melhor se o usuário conseguir fazer com que a data de vencimento de seu cartão coincida com a data de seus recebimentos”, diz o professor Celso GrisI.

Além disso, o especialista em finanças e investimentos, Hulisses Dias, destaca vantagens que os cartões de crédito podem oferecer aos seus clientes, como, por exemplo, os programas de milhagem/benefícios, além de cobrir certas despesas de viagem.

“Caso você participe de um programa de milhas, elas podem ser transformadas em outros benefícios. Então, ela é um direito que te da oportunidade de transformar isso em dinheiro ou em benefícios que a pessoa pode gastar como bem entender”, afirma o especialista.

Alguns supermercados também lançaram seus próprios cartões. Neste caso, são concedidos descontos no valor dos itens comprados. Por exemplo, estes cartões costumam oferecer descontes de até 20% sobre produtos das marcas próprias.

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