No último dia 25 de setembro de 2024, o Sicredi Dexis celebrou 39 anos de história e, junto a essa marca, iniciou sua aguardada campanha de 40 anos, intitulada “Sicredi Dexis — 40 anos: Muda a Vida da Gente!”. A iniciativa, que vai até 25 de setembro de 2025, é uma contagem regressiva em celebração às quatro décadas de atuação da cooperativa de crédito no Brasil. A programação tem como foco a transformação de vidas, tanto no aspecto financeiro quanto social, reforçando o papel fundamental da cooperativa na vida de seus associados e das comunidades onde está presente.
Durante os próximos 12 meses, além de oportunidades de negócios e prêmios voltados aos cooperados, a campanha evidenciará a presença e importância da cooperativa nas histórias reais de associados que viram suas vidas mudarem através do cooperativismo. O objetivo é que esses relatos se tornem inspiração para reforçar o compromisso da Sicredi Dexis com o desenvolvimento econômico e social de seus membros.
UMA HISTÓRIA DE IMPACTO E COLABORAÇÃO
O cooperativismo de crédito tem raízes profundas na história e no desenvolvimento social, principalmente no Brasil. O documentário “Conexões — A história do cooperativismo de crédito”, com tradução em libras, apresenta parte dessa trajetória. Nele, figuras do cooperativismo nacional reforçam a relevância da união das pessoas em busca de um bem comum. O vídeo pode ser visto no canal da Sicredi Dexis no Youtube (link: Documentário Conexões – A história do cooperativismo de crédito).
O diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, destaca que “as pessoas se organizam em cooperativas em busca de atender suas necessidades e se desenvolverem economicamente, em prol de uma sociedade de pessoas que olham para o bem comum, que crescem e se desenvolvem juntas, gerando riquezas locais”.
A cooperativa Sicredi Pioneira, fundada em 1902 pelo padre Theodor Amstad em Nova Petrópolis (RS), foi a primeira do Brasil e deu início a uma jornada que já soma 823 cooperativas de crédito e mais de 16 milhões de cooperados no país. Ao olhar para esses números, Welington Ferreira, presidente do Sicredi Dexis, lembra que apesar do crescimento exponencial: “É muito bom olhar para este passado e ver que a nossa história ainda respeita os valores e princípios da origem do cooperativismo, a adesão voluntária e livre; a gestão democrática; a participação econômica; a autonomia e independência; a educação, formação e informação; a intercooperação; e o interesse pela comunidade”.
O PODER DO COOPERATIVISMO NO BRASIL
O cooperativismo de crédito tem mostrado um crescimento acima da média do sistema financeiro nacional, alcançando impressionantes R$ 590 bilhões em ativos e R$ 383 bilhões em crédito ao final de 2022. Esse modelo de negócios continua sendo uma opção essencial para milhões de brasileiros, especialmente em mais de 300 municípios que têm apenas cooperativas de crédito como instituições financeiras.
Com a campanha “Sicredi Dexis — 40 anos: Muda a Vida da Gente!“, a cooperativa quer não só comemorar o passado, mas também consolidar seu papel como agente de transformação para o futuro, fortalecendo a parceria com seus cooperados e a comunidade em cada passo dessa caminhada.