DestaquesGeralPolíticaPrincipais

Simone Tebet assume Ministério do Planejamento nesta quinta (5)

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) assume nesta quinta-feira (5) o Ministério do Planejamento, em cerimônia no Palácio do Planalto.

A nomeação da ex-senadora foi um dos desafios de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes mesmo de assumir oficialmente a Presidência.

Importante aliada do petista no segundo turno das eleições 2022, ela tinha como opção preferencial o Ministério do Desenvolvimento Social – pasta que é responsável pelo Bolsa Família e pode ajudar em uma próxima disputa eleitoral. O cargo, no entanto, ficou com Wellington Dias (PT).

Tebet também foi sondada para o Ministério do Meio Ambiente, mas recusou o cargo. O comando da pasta ficou com Marina Silva, que já ocupou o cargo nos dois primeiros governos de Lula e depois rompeu com o petista.

Também foi ventilada a possibilidade de alocar Simone Tebet no Ministério das Cidades, mas, ao final, foi aceito o posto no Planejamento. A condição para que a senadora aceitasse o ministério foi a inclusão do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) sob o guarda-chuva da pasta.

Um dos desafios que pode ficar a cargo da emedebista é a revisão do orçamento público federal, com avaliação das políticas públicas e definição de longo prazo para alocação dos recursos federais, explica Thais.

Ainda é esperada uma aliança com Fernando Haddad (PT), Ministro da Fazenda, o que parecia improvável há alguns meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *