SIPAT da Saúde aborda importância da atividade física na rotina do trabalhador
A Secretaria de Saúde de Americana promoveu, nesta quinta-feira (14), a penúltima palestra da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o tema “Soluções para inserir a atividade física no cotidiano do trabalhador: o que a ciência diz”.
O encontro foi conduzido pelo Dr. Tiago Volp Braz, graduado em Educação Física, pós-doutor em Ciências do Movimento Humano, professor universitário e autor de seis livros na área. Ele destacou que “uma coisa é ter tempo de vida, outra é ter tempo de vida com saúde”, reforçando a importância de hábitos que favoreçam a longevidade com qualidade.
O palestrante apresentou os quatro pilares indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para um estilo de vida saudável: sono de qualidade, alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e autorregulação emocional. “Esses elementos, quando integrados ao dia a dia, não apenas aumentam a expectativa de vida, mas melhoram significativamente a capacidade funcional e o bem-estar”, ressaltou.
Ele também diferenciou idade cronológica de idade biológica e citou casos do programa “Viver com Exercício”, implantado e coordenado por ele na UBS do Jardim São Paulo. “Tenho alunos com mais de 60 anos que hoje apresentam melhores indicadores de saúde do que quando tinham 46 anos”, exemplificou.
A palestra apresentou dados científicos e exemplos práticos sobre benefícios da atividade física, como a redução de riscos de doenças — entre elas diabetes, hipertensão e infarto — e melhorias nas funções musculoesqueléticas e respiratórias. O Dr. Tiago mostrou ainda formas de incluir exercícios na rotina, mesmo com uma agenda de trabalho intensa, e convidou os participantes a realizarem atividades práticas durante o encontro.
Para o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner, a ação foi esclarecedora e motivadora. “Trazer esse tipo de conteúdo para a SIPAT reforça nosso compromisso com a promoção da saúde e qualidade de vida dos nossos servidores. Mais do que prevenir acidentes, queremos incentivar hábitos que ampliem o bem-estar no trabalho e fora dele”, afirmou.
A coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde e integrante da CIPA, Franciele Viana Brito Freire, também destacou o impacto da palestra. “O Dr. Tiago trouxe informações valiosas, baseadas em ciência, que nos mostram como é possível incluir a atividade física na rotina mesmo com a correria do dia a dia. Sua experiência e conhecimento inspiram nossos servidores a cuidarem da própria saúde de forma consciente e prática”, declarou.
A SIPAT da Saúde será encerrada nesta sexta-feira (15), com a palestra “Segurança vai além do EPI: cuidado da mente e do bolso”, ministrada pela servidora da rede pública municipal de saúde Gisele Testoni Epprecht.