SIPAT da Saúde Americana encerra programação com destaque para o planejamento financeiro
A Secretaria de Saúde de Americana encerrou, nesta sexta-feira (15), a edição 2025 da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Ao longo da semana, a programação foi dedicada ao bem-estar, à saúde mental e à valorização dos servidores. Realizado de 11 a 15 de agosto, no Centro de Cultura e Lazer (CCL), o evento teve como tema central “Prevenção da Saúde e Autocuidado” e reuniu, no total, 392 participações de trabalhadores das diversas áreas e setores da pasta.
O último dia contou com a presença de 115 servidores, que acompanharam a palestra “Segurança vai além do EPI: cuidando da mente e do bolso”, ministrada pela servidora municipal Gisele Testoni Epprecht, do Fundo Municipal de Saúde. A atividade abordou como más escolhas financeiras podem afetar diretamente a saúde emocional e até o desempenho no trabalho, levando a problemas como insônia, ansiedade, depressão, compulsões e vícios.
Gisele apresentou orientações práticas para melhorar o equilíbrio financeiro, sintetizadas em quatro passos: sair das dívidas, buscar equilíbrio entre renda e gastos, investir para o futuro e exercer a solidariedade por meio de doações. Também destacou dados de pesquisas que apontam o cartão de crédito como o principal tipo de endividamento dos trabalhadores brasileiros, além do crescimento alarmante das dívidas com apostas online.
Durante a apresentação, foi realizada uma dinâmica prática, na qual os participantes trabalharam com uma planilha de planejamento mensal, analisando receitas, despesas, rendas extras e a importância de não incorporar ganhos eventuais, como horas extras, ao orçamento fixo.
O presidente da Fundação de Saúde de Americana (Fusame), Fábio Beretta Rossi, destacou a relevância da programação. “A SIPAT é uma oportunidade de ampliar a visão de saúde do trabalhador, indo além da prevenção de acidentes. Ao falar sobre temas como a saúde financeira, contribuímos para que nossos servidores estejam mais equilibrados e, consequentemente, mais motivados e produtivos”, afirmou.
O presidente da CIPA da Saúde, Antônio Jorge da Silva Gomes, ressaltou o papel do evento para fortalecer a cultura de prevenção. “Cada palestra foi pensada para atender às necessidades reais do dia a dia dos nossos trabalhadores. A saúde começa com informação e consciência, e a CIPA tem se empenhado para oferecer isso de forma contínua”, disse.
A SIPAT da Saúde foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Secretaria de Saúde, com apoio do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho), vinculado à Secretaria Municipal de Administração. Ao longo da semana, foram abordados temas como enfrentamento ao assédio, prevenção à Síndrome de Burnout, atividade física, ansiedade e saúde financeira.