Regional

SP Mulher participa de ação contra o assédio durante Rodeio de Limeira

A Secretaria de Políticas para a Mulher marcou presença pela primeira vez no Rodeio de Limeira, a convite da organização do evento, para participar de uma iniciativa voltada ao enfrentamento ao assédio e à importunação sexual. A ação, idealizada pela rede Erika Tank contou com a instalação de uma tenda de acolhimento para mulheres e com a realização de uma capacitação voltada aos profissionais e parceiros que atuam no evento.
 

A secretária da SP Mulher, Valéria Bolsonaro, participou do encontro e destacou a importância de ações como essa para garantir ambientes mais seguros para o público feminino. “Queremos que cada vez mais eventos tenham espaços de acolhimento e também orientações para que os colaboradores saibam como agir diante de casos de assédio e violência que infelizmente ainda ocorrem nesses espaços”, afirmou.
 

Durante o evento, também foram distribuídas cartilhas do movimento São Paulo por Todas, que reúne informações sobre direitos, programas e serviços oferecidos pelo estado para as mulheres. A cartilha proporciona uma visão ampla sobre leis de proteção, linhas de crédito, aplicativos e outros recursos voltados para a segurança e o bem-estar feminino. É possível baixá-la gratuitamente no portal SP Por Todas.
 

Protocolo Não se Cale
O Governo do Estado de São Paulo, através da SP Mulher, lançou em 2023 o Protocolo Não se Cale, regulamentado pelas leis 17.621/2023 e 17.635/2023 e pelo decreto 67.856/2023. Ele orienta os estabelecimentos a treinarem seus colaboradores para prestar auxílio adequado às vítimas de assédio e violência, garantindo sua segurança.
 

Mulheres em situação de risco podem pedir ajuda de forma verbal ou por meio de um gesto de socorro amplamente reconhecido: a palma da mão aberta para cima, com o polegar dobrado ao centro e os dedos fechados em punho. O curso de capacitação está disponível aqui.
 

São Paulo por Todas
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas estaduais voltadas às mulheres, além de fortalecer a rede de proteção, acolhimento e promoção da autonomia profissional e financeira feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *