DestaquesGeralMeio Ambiente

SP teve alagamentos e mais de 20 quedas de árvores

O Rio Pinheiros, perto da Ponte Estaiada, na Zona Sul de São Paulo, ficou marrom devido a lama que chegou ao seu leito, nesta terça-feira (29), no dia seguinte ao temporal com granizo que atingiu a capital e a região metropolitana. Na segunda (28), uma forte chuva causou transbordamento de córregos, alagamentos e provocou a queda de mais de 20 árvores, segundo o Corpo de Bombeiros.

“A cor marrom no rio Pinheiros é devida ao transporte de sedimentos que chegam na calha desse rio pelos seus afluentes assim como pela água da chuva, que escoa sobre superfície dessa bacia que é muito urbanizada e com pouca área permeável. O fenômeno de transporte de sedimentos para os rios é intensificado em eventos de fortes chuvas como a que ocorreu no dia de ontem”.

A cidade de São Paulo deve ter pancadas de chuvas e temperaturas máximas acima de 26º nos próximos dias. A precipitação ocorreu durante o jogo entre Brasil e Suíça, na segunda, pela Copa do Mundo de futebol, que é disputada no Catar. A chuva ainda provocou a queda do muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iracema Marques da Silveira, no Jardim Amália, Zona Sul de São Paulo.

Na Zona Leste, córregos transbordaram, e alagamentos interromperam temporariamente a circulação de trens, de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na mesma região, houve chuva de granizo.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e a umidade, atuam com forte intensidade na cidade, principalmente na Zona Leste.

O transbordamento de segunda também levou prejuízo à população de áreas periféricas dessa região da capital. Ruas do Jardim Pantanal ficaram cheias de água e sacos de lixo. A enchente deixou o Itaim Paulista ilhado. Moradores se arriscaram caminhando na água para chegar em casa ou para ajudar o vizinho a salvar o carro. Em Itaquera, a enxurrada cobriu a Avenida Caititu.

Vários pontos da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello ficaram alagados. Perto do acesso para a Avenida Salim Farah Maluf, uma ambulância usou o corredor de ônibus para escapar do congestionamento. Mais adiante, passageiros não entravam nem saíam da estação do Metrô Vila Prudente.

Na Vila Diva, moradores registraram queda de granizo de intensidade fraca no início da tarde. O mesmo quadro de chuva forte foi observado na Zona Norte, principalmente nas subprefeituras de Casa Verde e Santana.

Entre as 21 quedas de árvores atendidas pelos bombeiros está uma de grande porte que caiu na Alameda Jaú, nos Jardins, Centro de São Paulo, e atingiu dois prédios, um comercial e um residencial. Não há informações sobre feridos.

O Corpo de Bombeiros também recebeu dois chamados para inundações, mais dois para desmoronamentos de terra e um para queda de fios elétricos em via pública.

Na Grande São Paulo, houve alagamento na Rodovia Régis Bittencourt, em Embu das Artes, e em Itapecerica da Serra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *