Cultura

Sumaré apoia Festival de Arte Urbana que transforma muros em galeria a céu aberto

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem o orgulho de apoiar o Festival de Arte Urbana As Cores e a Cidade, que acontece neste final de semana, dias 27 e 28 de setembro. O evento propõe uma grande transformação na Estrada Américo Ribeiro dos Santos, convertendo muros em vibrantes murais de arte a céu aberto, acessíveis a todos.

Com a participação de 30 artistas urbanos de diversas regiões do país, o festival oferece uma programação completa, que inclui, além das intervenções artísticas, apresentações musicais e uma área de gastronomia. A iniciativa, patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura, busca valorizar a arte urbana e fortalecer o senso de comunidade na região.

“A Estrada Américo Ribeiro dos Santos foi escolhida para receber os murais urbanos, um projeto que só se tornou possível graças ao patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. Há anos sonhávamos em transformar essa estrada em um espaço de arte e cultura, porque ela representa muito para a PPG e para a comunidade do entorno. É por aqui que passam diariamente nossos colaboradores, vizinhos e tantas pessoas que fazem parte da rotina da cidade. Conseguir viabilizar esse projeto é motivo de muito orgulho. Mais do que colorir muros, queremos valorizar a história local, aproximar a comunidade e deixar um legado positivo para Sumaré”, destaca Raquel Klemz, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG.

A intervenção artística a céu aberto deve alcançar, ao longo do tempo, cerca de 30 mil pessoas, que circulam diariamente pela região. Para viabilizar a iniciativa, os moradores foram consultados previamente e, de acordo com a gestora da Renovarte, responsável pela produção cultural do projeto, Patrícia Santos, a comunidade local foi muito receptiva. “Todos estavam ansiosos pelas mudanças, e foram muito colaborativos nas fases de infraestrutura do projeto”, comenta.

Para a secretária de Cultura e Turismo de Sumaré, Cecília Teixeira, o festival reforça o compromisso da administração municipal em descentralizar a cultura e levar a arte para mais perto dos cidadãos. “É um orgulho para nossa cidade sediar um evento dessa magnitude. O apoio da Prefeitura de Sumaré a projetos como este é fundamental para democratizar o acesso à cultura e dar visibilidade a talentos locais e nacionais. A arte urbana tem o poder de transformar paisagens, aproximar pessoas e contar histórias, e é exatamente isso que vemos acontecer aqui. É um legado de beleza e inspiração que ficará para as próximas gerações”, destaca a secretária.

Programação Cultural e Inclusão

O Festival oferece uma série de atrações para todas as idades, com uma curadoria musical que inclui DJ Binho, DJ Peixoto, DJ Spagnol, o Grupo M.O.S. (Mantendo a Origem Sempre), Slam Voz e Arte e Miguel Passará. Para garantir a participação de todos, o evento conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, intérprete em Libras e abafadores de som para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além disso, o festival incluiu uma oficina de grafite para 40 alunos da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, que terão um espaço exclusivo para mostrar sua arte durante o evento, incentivando novos talentos. A curadoria, responsável por selecionar os 30 artistas dentre mais de 400 inscritos, priorizou a qualidade artística, a diversidade de estilos e a experiência dos participantes.

Serviço

Festival de Arte Urbana As Cores e a Cidade

Data: 27 e 28 de setembro (sábado e domingo)

Horário: 9h às 17h

Local: Estrada Américo Ribeiro dos Santos (em frente à Fábrica da PPG) – Distrito de Nova Veneza, Sumaré-SP

Ingresso: Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *