Saúde

Sumaré iniciaram o projeto “Nós na Rede” com foco na saúde mental

Profissionais da Secretaria de Saúde de Sumaré que atuam nas redes de Atenção Primária e Especializada em Saúde Mental iniciaram, na última sexta-feira (08), a capacitação do projeto Nós na Rede, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O encontro foi ministrado pela educadora do projeto, Débora Ortolan, no Centro Administrativo de Nova Veneza.

O projeto tem como objetivo principal oferecer um curso de atualização para profissionais de nível médio, técnico e superior, com carga horária de 120 horas e formato híbrido (presencial e a distância). O município foi contemplado com 30 vagas.

A proposta do Nós na Rede é formar profissionais para atuarem de forma mais efetiva no cuidado às pessoas em sofrimento mental, com ênfase em dois eixos principais:

– Acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei;

– Atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.

“O projeto aposta na formação dos nossos trabalhadores que atuam diretamente no atendimento aos pacientes em sofrimento mental e às suas famílias, desde o primeiro contato na USF (Unidade de Saúde da Família) até a reinserção social no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A expectativa é que se tornem multiplicadores, para transformar ainda mais as práticas de cuidado”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Rede de Saúde Mental

Sumaré conta com três unidades do CAPS  e o Ambulatório de Saúde Mental, que atuam de forma integrada para oferecer o melhor cuidado à população. São eles:

– CAPS Orquídea: Rua Pedro Zacarchenko, nº 350, Jardim Planalto do Sol

– CAPS Infanto-Juvenil: Rua Luís José Duarte, nº 785, Centro

– CAPS AD – Álcool e Drogas: Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190, Residencial Bordon II

– Ambulatório de Saúde Mental: Rua Leonor Miranda Biancalana, nº 108, Jardim Bela Vista

Os serviços funcionam em parceria com as Unidades de Saúde, por meio de encaminhamentos e matriciamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *