DestaquesGeralSumaré

Sumaré instala lixeiras subterrâneas no centro para descarte de lixo orgânico

A Prefeitura de Sumaré iniciou na última sexta-feira, dia 13, a instalação das primeiras lixeiras em contêineres subterrâneos da cidade. As lixeiras para descarte do lixo orgânico estão sendo implantadas na Avenida Rebouças, na região central, e têm capacidade de armazenamento de 3 metros cúbicos cada uma.

A medida visa, além de estimular o descarte do lixo corretamente, reduzir a poluição e modernizar a gestão de resíduos sólidos do município. Ao todo, oito lixeiras são instaladas em pontos estratégicos da avenida.

Quando o resíduo é descartado, vai direto para esta estrutura subterrânea e fica armazenado no local até o momento da coleta, que seguirá ocorrendo diariamente.

As lixeiras são feitas de material que evita vazamentos e o contato com animais e insetos, além de excluir a possibilidade de que os resíduos descartados se espalhem pelas vias em períodos chuvosos, prevenindo enchentes e entupimentos de redes de drenagem.

São equipamentos que tornarão a coleta de resíduos mais eficiente. São dispositivos que ficam sob o solo, tendo como canal de ligação entre o piso e o subsolo um duto em inox com tampa. Para descartar o lixo, o munícipe abrirá a tampa e colocará seu lixo na respectiva boca.

As vantagens deste tipo de armazenamento são a higiene, o mantimento do lixo ficar isolado e bem guardado, além do resultado urbanístico. Outro grande benefício é diminuir os problemas como entupimento de bueiros, o que acelera os efeitos danosos provocados pelas enchentes.

“Este é mais um investimento que realizamos para os cuidados de Sumaré e meio ambiente, fomentando uma cidade limpa e sustentável. Neste primeiro momento, as lixeiras estão sendo instaladas na região central, porém, o projeto será levado para todas as regiões. Isso gera mais estrutura para o descarte e uma coleta de lixo mais eficiente, além de ampliar os pontos de descarte correto”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *