Saúde

Sumaré intensifica ações do Setembro Amarelo com palestras, rodas de conversa e atividades de bem-estar

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando uma série de ações alusivas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Durante esta quarta-feira (17), equipes dos serviços de saúde promoveram atividades voltadas à valorização da vida, informação e cuidado com a saúde mental.

No período da manhã, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e o CIM (Centro Integrado da Mulher) realizaram uma palestra na empresa Flyer Aeronáutica. Conduzida pela psicóloga e apoiadora de Saúde Mental, Gabrieli Monique, e pela técnica do CAPS Infantil, Rosângela, a ação contou com a participação de 148 colaboradores da empresa.

A gerente de Recursos Humanos da Flyer, Alessandra Lopes, destacou a importância do momento. “Foi muito gratificante receber orientações sobre como cuidar da nossa mente.  Agradeço imensamente aos profissionais que com muito carinho e dedicação estiveram com a nossa equipe, promovendo bem-estar”, destacou.

Ainda nesta quarta, a USF Ângelo Tomazin promoveu uma roda de conversa conduzida pela psiquiatra Nathália Casagrande Fiorini e pela psicóloga Isabel Vilas Boas, ambas do CAPS Adulto Orquídea. Os usuários participaram também de uma manhã especial de cuidado, com sessão gratuita de auriculoterapia, voltada para promoção de saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Virginelli, esse é um momento fundamental para abrir espaços de diálogo: “O Setembro Amarelo nos lembra que precisamos falar sobre saúde mental. É um mês para acolher, ouvir e valorizar a vida em todas as suas formas. Levar essas atividades para os diferentes públicos é uma forma de mostrar que ninguém está sozinho”, ressaltou.

Mais atividades

O Ambulatório de Saúde Mental realizou, durante a tarde,  um encontro no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) com o público da melhor idade. Aproximadamente 100 pessoas participaram de palestras e rodas de conversa sobre valorização da vida, depoimentos e orientações sobre os serviços de saúde disponíveis no município. A palestra foi ministrada pelo psiquiatra, Diego Carreiro, e psicólogos, Ana Paula Baldin e Carlos Eduardo Cunha, equipe do Ambulatório de Saúde Mental.

O encontro foi encerrado com uma dinâmica de abraço coletivo e um lanche oferecido aos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *