DestaquesGeralSumaré

Sumaré passará a contar com programa de endereçamento rural

ropriedades rurais de Sumaré passarão a contar com um sistema específico de endereçamento postal. A medida será viabilizada por meio do Programa Rotas Rurais, em fase de implantação no município por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A chegada do programa à cidade foi formalizada na última semana, em um encontro entre o  secretário de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, Gustavo Caron,  e o engenheiro agrônomo Paulo Namur Claro, da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Campinas.

O Rota Rurais busca construir instrumentos capazes de solucionar o problema de falta de endereço oficial de propriedades rurais mediante tecnologia avançada, tomando como apoio, informação e geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. 

Em parceria com o Google, o programa mapeia as propriedades e gera  o chamado Plus Code, que funciona como um “CEP rural” capaz de localizar com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Além disso, mostra como é o traçado das vias rurais que chegam a cada localização.

Os códigos são baseados em latitude e longitude e contam sempre com uma sequência alfanumérica de 10 a 11 números. Essa combinação tem a parte específica, referente ao local e também códigos genéricos da cidade, estado ou país, que se repetirão em os Plus Codes da mesma região.

As informações coletadas por meio da ferramenta podem ser utilizadas em serviços como Google Earth e outros SIGs (sistemas de informação geográfica), e em aplicativos de navegação como Waze e Google Maps.

Depois de implantado o programa, os proprietários rurais precisarão se cadastrar na plataforma, por meio de um aplicativo. Nele, os proprietários preenchem um formulário, marcam a posição propriedade por GPS e anexam uma foto da entrada do local.

O aplicativo colabora ainda com o monitoramento realizado pelo Patrulhamento Rural, da GCM (Guarda Civil Municipal).

“O Projeto leva cidadania ao campo com um grande ganho social, estabelecendo mapas, rotas e localização das propriedades. É um grande trunfo para o município e em especial para os produtores rurais de Sumaré”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *