ArarasGeralPrincipaisSaúde

Técnicos da Zoonoses instalam placas para alerta sobre a febre maculosa em Araras

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araras não registrou nenhum caso de febre maculosa ou carrapatos contaminados com a doença na cidade. Porém, para alertar a população, estão sendo instaladas placas em áreas de risco, como o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rügger Ometto”.

“No Parque Ecológico tem muitas capivaras e não podemos tirá-las daqui, até porque elas não transmitem a doença. Caso a pessoa encontre um carrapato no corpo é só retirar com uma pinça e ficar atento ao aparecimento de sintomas”, explica o médico veterinário, Anderson Matthiesen.

Após contato com o carrapato entre dois a 14 dias podem aparecer os seguintes sintomas: febre de início súbito, dor de cabeça e nas articulações, erupção cutânea (terceiro ao quinto dia) que começa em punhos e tornozelos. Nestes casos, a indicação é procurar um médico imediatamente.

Enfim, é indicado evitar áreas de riscos, mas caso não seja possível, é recomendada a utilização de botas, calças e blusas com manga longa branca para facilitar a identificação do carrapato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *