Ícone do site Opinião Play

Ubatuba começa a cobrar taxa de turistas para preservação ambiental

Começa a valer, nesta quarta-feira (8), a cobrança de uma taxa de preservação ambiental (TPA) para os turistas que visitarem a cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

A medida havia sido anunciada em maio do ano passado. Os valores, que são cobrados diariamente, podem variar de R$ 3,50 até R$ 92.

O gerenciamento das cobranças é feito pela empresa Eco Ubatuba, que monitora a entrada de veículos na cidade com equipamentos semelhantes a radares, que fazem leitura das placas.

Taxa diária em Ubatuba:

Os turistas poderão realizar o pagamento através deste site, instalando um TAG fixo no vidro do veículo ou nos postos da Eco Ubatuba em horário comercial. Quem planeja viajar para a cidade também pode adiantar o pagamento da taxa através do site ou app.

O secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Adolpho, afirmou que os recursos obtidos serão investidos na preservação e conservação das praias, Mata Atlântica e biodiversidade local.

“O recurso será repassado ao Fundo de Meio Ambiente que fará a gestão coletiva com o Conselho do Meio Ambiente, que contem diversos representantes da sociedade civil, e é onde serão decididas as diretrizes para a aplicação desses recursos”, acrescentou.

A Prefeitura destaca que uma série de veículos poderão ser isentos da taxa, como no caso daqueles que estão de passagem rápida pela cidade, com período inferior a quatro horas.

Sair da versão mobile