CelebridadesDestaquesGeral

Uma Grande Perda no mundo da música, aos 77 anos Morre Gal Costa

A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira, 9, aos 77 anos. Uma das maiores vozes da música popular brasileira, Gal havia dado uma pausa em shows. Ela passou por uma cirurgia em setembro para retirar um nódulo na fossa nasal direita e seguiria fora dos palcos seguindo recomendação médica.

No último fim de semana, Gal era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo, mas teve a participação cancelada em outubro.

Ainda na manhã de hoje, a artista fez uma postagem em suas redes sociais. Ela publicou um vídeo cantando a música Sorte com Caetano Veloso. Gal escreveu: “Meu amor, você me dá sorte”.

Gal Costa marcou gerações

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador, Bahia, e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Foi a voz de clássicos da MPB como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”.

Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.

Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB.

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia. Ela se apresentaria em Portugal e na Suécia.

Ela deixa o filho Gabriel, de 17 anos, que inspirou o último álbum de inéditas. “A pele do futuro”, de 2018, foi o 40º disco da carreira. “Está vindo a geração que salvará o planeta”.

O último álbum lançado foi “Nenhuma Dor”, em 2021, quando Gal regravou músicas como “Meu Bem, Meu Mal”, “Juventude Transviada” e “Coração Vagabundo”, com cantores como Seu Jorge, Tim Bernardes e Criolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *