PrincipaisSaúde

Unicamp amplia doações

Desde o início das mobilizações no País em torno do combate ao novo coronavírus (causador da doença COVID-19), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vem trabalhando em diversas áreas da saúde, ciência e dos serviços prestados às comunidades interna e externa na busca por soluções para a crise provocada pela pandemia.

Para isso, a universidade conta com o apoio de parceiros na captação de recursos materiais e financeiros e organizou as possibilidades de colaboração em três áreas de doações: área de saúde e pesquisa, de ensino e de solidariedade. Recentemente, duas novas campanhas foram lançadas – uma para aquisição de cestas básicas a famílias carentes de Campinas e outra para a compra de novos equipamentos para o Hospital de Clínicas (HC) e Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

Campanha

Lançada recentemente pela Unicamp, a campanha de arrecadação emergencial para o combate à COVID-19 receberá doações para a aquisição de novos equipamentos aos serviços de saúde da universidade. A meta é arrecadar R$ 2 milhões para a compra de um novo tomógrafo para o Hospital de Clínicas (HC) e um aparelho de ultrassom móvel com dopler colorido para os atendimentos realizados pelo Hospital da Mulher (Caism), bem como equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde.

Além de ampliar a capacidade de atendimentos das duas unidades, as aquisições vão tornar mais seguro o trabalho junto aos pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da enfermidade. As doações serão recebidas por meio da campanha disponível no Instituto Incentive e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário. Os interessados podem acessar informações sobre a campanha pela internet.

Centro de referência para os casos graves da COVID-19 em São Paulo, o HC atende uma macrorregião de 86 municípios, o que compreende cerca de 6,5 milhões de habitantes. Por ano, o hospital realiza, integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 13 mil internações, 420 mil consultas ambulatoriais e cerca de 72 mil atendimentos de emergência.

Para o combate ao coronavírus, foram instalados 98 novos leitos de enfermaria, 30 novos leitos de UTI adulta e 4 novos leitos na UTI pediátrica, além de tendas para o atendimento exclusivo de pacientes com os sintomas da doença.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo