DestaquesEsportesFutebolGeralPrincipais

Velório de Pelé na Vila Belmiro é aberto ao público

Os portões da Vila Belmiro foram abertos às 10h05 (horário de Brasília) para a entrada dos fãs. A maioria dos súditos do Rei do Futebol estão com camisas do Santos, da seleção brasileira ou carregando bandeiras e cartazes com dizeres, como forma de homenagear o ídolo.

Os torcedores percorrem um corredor que leva do portão ao centro do gramado do estádio santista onde está o corpo de Pelé. Os fãs param por cerca de 30 segundos no local mais próximo ao caixão, a uma distância de 10 metros.

Antes de os portões serem abertos, às 10h05, a fila já era grande, e aumentou consideravelmente no início da tarde, fazendo com que o público demore até 2h para chegar no local onde está o corpo do Rei do Futebol para a última homenagem. Há fãs de todos os lugares do País e alguns do exterior. O caixão foi posicionado ao centro do gramado, embaixo da tenda principal por volta das 9h20. A viúva de Pelé, Marcia Aoki, e o filho, Edinho, foram os primeiros familiares a receber os convidados. Os outros filhos chegaram posteriormente.

À frente do caixão estavam Edinho e o ex-jogador Zé Roberto (que entre outros times defendeu o Santos), que foram dois dos responsáveis por carregar o corpo de Pelé ao centro do gramado. O caixão de Pelé está aberto ao público. O fato de o corpo ter sido embalsamado e ficado em área refrigerada no hospital permite que fique aberto durante a cerimônia.

O corpo de Pelé, morto na última quinta-feira, 29, chegou a Vila Belmiro, em Santos, às 3h55 em carro fechado da funerária. O trajeto, de 80 km, entre o hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, e o estádio, foi percorrido via rodovia Anchieta com escolta especial feita pela tropa de choque da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

A chegada do corpo do Rei ao palco em que tanto brilhou foi acompanhada de perto por um grupo de fãs – alguns deles dormiram na fila – e torcedores organizados do Santos, que renderam homenagens com fogos de artifícios, bandeiras e aplausos, além de jornalistas brasileiros e estrangeiros. São mais de 8 mil jornalistas credenciados, de todos os continentes, entre argentinos, colombianos, mexicanos e franceses. O Santos não faz estimativa de público por enquanto.

Autoridades, como os presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, além do Ministro do STF Gilmar Mendes, entraram pelo portão 15 e foram acomodados sob a tenda em que está o caixão, ao lado de familiares e ídolos santistas. No local, há algumas dezenas de cadeiras e muitas coroas de flores. Após cerca de duas horas no local, os presidentes da CBF, FPF, Fifa e Conmebol deixaram a Vila Belmiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estuda viajar para São Paulo nesta segunda à noite (2), para comparecer ao velório de Pelé, que acontecerá em Santos, litoral do Estado.

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas cumpriu sua primeira agenda pública em Santos para se despedir do Rei Pelé. O chefe do Executivo paulista chegou por volta de 11h (horário de Brasília) ao estádio e se dirigiu para a tenda em que está o corpo do Rei do Futebol.

Na saída da solenidade, o governador paulista falou com mais calma com a imprensa. “Foi o maior embaixador brasileiro no exterior, quem mais fez pelo esporte no Brasil”, disse ele sobre o Rei. “É o maior de todos e vai ser sempre o maior de todos. Qualquer homenagem a ele será pouco por tudo que fez”, acrescentou. Ele afirmou que quer “despertar novos talentos” em São Paulo por meio da inspiração de Pelé.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, também esteve na cerimônia e revelou a importância da ampliação do Bolsa Atleta Pelé para 5 mil crianças da capital paulista.

Claudio Cosme Pereira de Souza, prefeito de Três Corações, cidade onde nasceu o Rei Pelé, afirmou que o município mineiro vai homenagear o Rei com mais um monumento. Ele não quis dar detalhes, mas avisou que a obra foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Na cidade, ja existem o Museu Pelé, a Casa Pelé e uma estátua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *