AmericanaCulturaDestaquesGeral

Violonista premiado Diego Figueiredo faz show gratuito no Teatro Municipal de Americana

O Teatro Municipal “Lulu Benencase” recebe, na próxima quarta-feira (9), às 20h30 horas, o musical “A história do Violão Brasileiro, com Diego Figueiredo”. O violonista, com carreira internacional, foi indicado ao Grammy Awards 2019 na categoria melhor arranjo. O ingresso é social e pode ser trocado por 1 Kg de alimento não perecível a partir desta terça-feira (8), na bilheteria do Teatro, à Rua Gonçalves Dias, 696 – Jardim Girassol.

Aos 43 anos, Diego Figueiredo é considerado um gênio do violão e da guitarra e um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual.

“É uma honra receber o talentoso Diego Figueiredo no Teatro Municipal Lulu Benencase. A escolha do nosso teatro para o espetáculo ‘A história do Violão Brasileiro’ reflete a qualidade e excelência de nossa estrutura, proporcionando ao público uma experiência musical única e marcante”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria.

Com 30 CDs e 3 DVDs lançados, além de shows em mais de 60 países, Diego Figueiredo apresenta a música instrumental brasileira, com foco na importância do violão, cronologicamente à história de seus grandes representantes como Dilermando Reis, Baden Powell, Luis Bonfá, Bola Sete, Paulinho Nogueira e Laurindo Almeida.

O show traz ainda um repertório autoral de bossa nova, jazz e blues, e também músicas conhecidas do grande público, de mestres como Tom Jobim, Villa-Lobos e Vinicius de Moraes, além de obras clássicas do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga.

Diego é reconhecido por sua maneira única de tocar, extremamente virtuosa, moderna e inovadora, unindo a música brasileira ao jazz.

“A música instrumental brasileira é riquíssima e talvez seja nosso maior patrimônio. No exterior, é o gênero que mais nos representa, por isso, neste projeto, vamos priorizar a excelência musical oferecendo ao público um show de nível internacional, ressaltando a música instrumental em sua essência e mais alta relevância”, diz o músico.

No palco, ele estará acompanhado dos renomados músicos Marcílio Garcetti (percussão) e Alexandre Martins (teclado).

Diego já se apresentou com Gilberto Gil, Toquinho, João Bosco, Roberto Menescal, Ângela Maria, Fafá de Belém, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Sandra de Sá, Belchior, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Luiz Caldas, Eduardo Araújo, Geraldo Azevedo, Oswaldo Montenegro, Kenny G, Larry Corryel, John Hart, Terell Stafford, John Clayton, Cyrille Aimée, Matt Wilson, Antony Wilson, Ken Peplowski, Lewis Nash, Tamir Heldelman, Jeff Hamilton, Janis Seagel (The Manhattan Transfer), Stacey Kent, Wycliffe Gordon, entre muitos outros.

Workshops na agenda

Além do show no Teatro Municipal, também na quarta-feira, às 10h30 e às 14h, Diego Figueiredo realiza dois workshops gratuitos com os alunos da EMEF Professor Milton Santos, na Praia Azul.

Depois, às 16h, Diego e os músicos fazem uma apresentação especial na Casa de Repouso por Amor, no Bairro Girassol. “Vamos levar um pouco de alegria e boa música para os idosos, que necessitam de todo carinho e atenção”, ressalta o músico.

As atividades são parte do projeto “A história do violão brasileiro”, que tem como objetivo democratizar a música e a cultura, formar plateia, fomentar a música instrumental e construir perspectivas de ampliação e valorização do instrumentista brasileiro.

Premiado pelo ProAC, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A turnê contempla oito cidades do interior do estado de São Paulo: Franca, Ribeirão Preto, Campinas, Holambra, Piracicaba, Americana, Barretos e Brodowski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *