Americana tem projeto cultural gratuito com batalhas de rimas e oficinas de escrita
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inicia, na próxima segunda-feira (17), o projeto cultural “Rimas que Unem: Batalha de Rima de Americana 2025”, que vai levar a arte do freestyle e da poesia para os quatro cantos da cidade. Batalhas de rima, workshops de escrita e ações culturais acontecem, de março a dezembro, em diversos pontos. Todas as atividades são gratuitas.
O projeto pretende revelar novos talentos e fomentar a expressão artística e a união entre os jovens, promovendo a cultura do rap (ritmo e poesia) e criando um espaço de visibilidade e inclusão cultural e social. A iniciativa tem como público-alvo pessoas com idades entre 12 e 29 anos, principalmente.
De 17 a 21 de março, os workshops ocorrerão em cinco organizações sociais da cidade e, para participar, basta comparecer no horário da atividade (confira o calendário a seguir). As oficinas são voltadas a adolescentes de 13 a 18 anos.
Já as batalhas ocorrerão em praças e outros espaços públicos, entre os meses de abril a agosto, contribuindo para o fortalecimento da identidade e diversidade cultural. Para o fim do ano, está prevista uma grande final com os melhores MCs da cena.
“O rap e a poesia se consolidaram como ferramentas de resistência e de reivindicação e a participação nas oficinas e nas batalhas de rimas é uma oportunidade valiosa para a expressão de ideias e para a integração em comunidade”, declarou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Vinicius Ghizini.
O projeto cultural é realizado pela Prefeitura e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e foi selecionado através do edital de chamamento público PNAB 05/2024, nos termos da Lei Federal Nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e produção de Cícero Ronaldo Ferreira Alencar.
Calendário dos workshops de escrita:
17/03, das 14h às 16h: CRAS Jardim Nossa Senhora Aparecida (Rua Caetano de Campos, 60)
18/03, das 14h às 16h: Centro Comunitário do Jardim Brasil (Rua José Frigeri, 380)
19/03, das 14h às 16h: APAM (Rua Maranhão, 1457, Praia Azul)
20/03, das 14h às 16h: SESPA (Rua Pica Pau, 80, Jardim dos Lírios)
21/03, das 14h às 16h: CRAS Jardim Nossa Senhora Aparecida (Rua Caetano de Campos, 60)