EsportesGeral

Brasil define equipe para Sul-Americano Sub-23 de atletismo

A equipe brasileira de atletismo que irá participar do Campeonato Sul-Americano Sub-23 está definida. A convocação foi anunciada nesta terça-feira pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A competição será disputado de 29 de setembro a 1 de outubro, no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel, Paraná. Foram chamados 79 atletas – 39 mulheres e 40 homens.

Os campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-23, encerrado domingo (18/9), em Cuiabá (MT) garantiram vaga, assim como os melhores colocados no ranking brasileiro da categoria – seão dois atletas por prova individual, mais os integrantes dos revezamentos.

Entre os destaques está o paranaense Renan Correa de Lima Gallina (AA Maringá-PR), que venceu os 200 m do Campeonato Brasileiro Interclubes de Atletismo Sub-23, no domingo (18/9), em Cuiabá, com 20s12 (0.8 m/s), índice da World Athletics para o Mundial de Budapeste (adulto), em 2023, novo recorde brasileiro e sul-americano sub-20, recorde brasileiro sub-23. A marca também coloca Renan na liderança do Ranking Sul-Americano. Ele teve uma participação na live de convocação, dizendo da emoção e da alegria pelo grande resultado.

“Em Cascavel, estou praticamente em casa (é de Maringá). Conheço a pista, gosto de lá. O Sul-Americano é mais uma competição, não é fora do padrão, mas é um Sul-Americano. Me sinto bem, confiante e vou competir pensando sempre em evoluir, melhorar minha marca, mas sempre de cabeça erguida se não der”, disse Renan, convocado para os 200m e o revezamento 4×100 m.

Outra atração é o paranaense Gabriel Boza, que ganhou a medalha de bronze no salto em distância no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, disputado no início de agosto, na cidade de Cáli, na Colômbia.

“Teremos mais uma vez uma delegação completa para manter a hegemonia no Sul-Americano. Essa categoria tem agora direito a Bolsa Atleta. É um prazer, um privilégio e uma alegria chamar os convocados. Que sejam todos bem-vindos, que possam competir bem em casa e agradecimentos aos atletas, treinadores, gestores, clubes, equipes multidisciplinares, familiares. Vocês estão na hora de brilhar e de representar bem o Brasil”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, após fazer a convocação ao vivo, nome a nome.

Em 2021, no Estádio Modelo Alberto Spencer, em Guayaquil, no Equador, o Brasil manteve a sua hegemonia continental, com a conquista de 56 medalhas (25 de ouro, 18 de prata e 13 de bronze), com 516 pontos (275 no masculino e 241 no feminino).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *