Educação

Colégios estimulam alunos a desenvolver jogos em ação de educação digital

Nesta sexta-feira (16/05), alunos do Colégio Anglo Morumbi e do Colégio Franciscano Pio XII receberão o anúncio dos vencedores do Scratch Week, um movimento global dedicado à promoção da programação criativa entre jovens, com direito à criação de jogos. O evento acontece em várias partes do mundo e faz parte do projeto “Mentes em Movimento: Explorando o Mundo com Scratch”, uma jornada educativa que envolve colaboração entre as escolas, exploração de diferentes culturas e desafios globais.


Com apoio de professores e equipes de tecnologia, os estudantes criarão jogos temáticos, promovendo uma experiência de aprendizagem inovadora alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com destaque para as habilidades de conhecimento; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; e responsabilidade e cidadania. A ação contará com a participação de estudantes do 9º ano do Colégio Anglo Morumbi e do Itinerário Formativo no Ensino Médio do Colégio Franciscano Pio XII.


“A proposta visa estimular o pensamento computacional, a criatividade e a empatia dos alunos por meio do desenvolvimento de jogos interativos”, afirma Dayana Silva, Coordenadora de Tecnologia Educacional do Colégio Anglo Morumbi.


Segundo Murilo Ferreira Guedes, Coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Franciscano Pio XII, a parceria entre as escolas promove o engajamento em torno da educação digital. “O ambiente digital propicia a interação mesmo com a distância, uma presença mesmo no virtual. Nós estamos oportunizando a troca de conhecimentos entre os estudantes mediada pelas escolas e com afinada intencionalidade pedagógica, criando a oportunidade de compartilharem suas criações digitais”, comenta Murilo.


O projeto segue os pontos do checklist oficial do Scratch Day, incluindo organização do espaço, divulgação, registro no mapa oficial e documentação audiovisual do evento. Para a realização, são necessários computadores com internet, projetores, acesso ao Scratch e suporte docente. Cada escola desenvolverá cinco jogos com temas relacionados à exploração do mundo, abordando culturas, ecossistemas, cidades e desafios globais, com gêneros variados como plataforma, aventura, simulação e puzzle.


As rodadas de jogos também incorporam elementos de competição saudável, raciocínio estratégico, tomada de decisão, trabalho em equipe, empatia e comunicação. “Essa lógica do crescente nicho dos esportes eletrônicos (eSports) contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, além de promover uma cultura de inovação e entretenimento. A união de propósitos e a parceria em prol da educação digital são fundamentais para o sucesso da iniciativa, que promete levar não apenas diversão, mas também muito aprendizado”, conclui Murilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *