Regional

Crianças aproveitam último dia do curso de férias no Parque Ecológico de Americana

O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana encerrou, nesta sexta-feira (17), o curso “Feras de Férias no Zoo”, com a participação de 40 crianças de 8 a 12 anos. Foram três dias de atividades que promoveram a educação ambiental e a integração das crianças com a natureza.

Os participantes tiveram aulas sobre o funcionamento do Parque Ecológico, tratamento e cuidado com os animais no NEA (Núcleo de Educação Ambiental). Também visitaram as dependências da cozinha, onde são preparados os alimentos dos animais, e a área de quarentena e veterinária.

“Foi muito importante apresentar todo o trabalho que é desenvolvido no Parque Ecológico e na educação ambiental, trazendo as crianças para este espaço onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a rotina e hábitos dos animais. Presenciaram e receberam informações que serão fundamentais para a sua formação e educação, visando a conscientização para a preservação das espécies e da natureza”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

A bióloga do NEA, Silvia Maria de Campos Machado Ortolano, ressaltou o papel do zoológico na conservação da natureza. “A participação das crianças nos três dias de curso foi sensacional e bastante positiva. Promovemos a sensibilização sobre o meio em que vivemos, destacamos a importância do meio ambiente e da natureza. Foram trabalhadas questões sobre a extinção dos animais, destinação correta do lixo, poluição do ar e da água e a depredação de áreas verdes, alertando para os riscos das nossas atitudes e incentivando a qualidade de vida e hábitos saudáveis”, explicou Silvia.

O curso proporcionou ainda visitas monitoradas no espaço do parque, apresentação de conteúdos audiovisuais, oficinas, jogos e dinâmicas de grupo. As crianças também acompanharam os hábitos da ariranha, do lobo-guará, entre outros animais.

“Trabalhamos no último dia de curso a importância da preservação do pantanal e do cerrado, os danos da prática de queimadas. O lobo-guará é um símbolo do cerrado. As crianças puderam presenciar a interação do animal com o meio, a questão da demarcação de território por urina, alimentação e curiosidades da espécie, proporcionando uma aula muito bacana para as crianças, que adoraram o curso todo”, disse Silvia.

O endereço do Parque Ecológico fica na Avenida Brasil, nº 2.525. O telefone é (19) 3406-2075.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *