HM Americana capacita para teste rápido de Sífilis e HIV em gestantes
As profissionais de saúde da Maternidade do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, concluíram nesta terça-feira (8) o curso especializado para realização de testes rápidos de sífilis e HIV em uma sala específica para as gestantes. A capacitação teórica e prática, que visa a redução da transmissão vertical (da mãe para o bebê), preparou a equipe de saúde para agilizar diagnósticos e tratamentos durante o pré-natal e parto.
“Além de reduzir o tempo de espera no resultado do exame, a capacitação reforça o compromisso da instituição com a saúde materno-infantil. O treinamento foi realizado com o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais e garantir um atendimento ainda mais eficaz e seguro às gestantes”, ressaltou a coordenadora da Maternidade, Sarah Guimarães.
Com a conclusão do curso, os membros da equipe estão agora aptos a realizar os testes de forma rápida e eficiente. Os testes rápidos são uma ferramenta essencial no combate às doenças, contribuindo para a saúde das mães e bebês, além de possibilitar intervenções imediatas quando necessário.
“Agora conseguiremos oferecer resultados em no máximo 15 minutos, reduzindo muito o tempo de espera, além da confiança técnica e acolhimento humanizado. O diagnóstico precoce também evita a transmissão vertical”, disse Renata Bertucelli, que ministrou as aulas teóricas e práticas com a coordenadora do Serviço de Atendimento, Mariah Assalone de Moraes. Ambas são enfermeiras e especialistas em doenças infectocontagiosas.
“A capacitação da equipe da Maternidade para a realização de testes rápidos representa um avanço importante na atenção à saúde da mulher em Americana. Investir na formação dos nossos profissionais é garantir diagnósticos mais ágeis, tratamentos mais eficazes e, principalmente, a segurança das gestantes e de seus bebês. Essa é uma ação que reforça nosso compromisso com a prevenção e o cuidado humanizado na rede municipal de saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O HM é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.