Hospital Municipal de Americana avança em projeto de aprimoramento do Pronto-Socorro
Em fase de implantação do projeto “Lean nas Emergências”, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, recebeu nesta quinta-feira (30) a equipe de consultores do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para a terceira visita prevista durante o projeto de aprimoramento da gestão do Pronto-Socorro da unidade, com a melhoria do fluxo hospitalar e dos processos.
Nesta etapa, que prossegue até esta sexta-feira (31), serão apresentados dados e informações de todo o fluxo da unidade hospitalar adulta ao diretor da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) em Americana, Ruy Santos, junto de gestores do HM e representantes da Secretaria de Saúde.
“Estamos sempre buscando melhorias no atendimento aos usuários, e o projeto vai nos guiar para que esse objetivo seja alcançado. Isso também demonstra a preocupação da gestão do hospital municipal em oferecer aos munícipes mais qualidade nos serviços da unidade”, destacou o diretor Ruy Santos.
O programa do Ministério da Saúde, viabilizado pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com a participação de consultores do Hospital Sírio-Libanês, teve início em outubro de 2024 e prosseguirá até agosto deste ano.
“Esse é um projeto muito importante, em que muitos hospitais já o implantaram e obtiveram melhorias significativas. Nós tivemos o privilégio de sermos também contemplados por ele e estamos avançando num esforço conjunto, visando oferecer um atendimento cada vez melhor aos nossos usuários”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O próximo encontro presencial acontecerá no mês de fevereiro. Serão mais sete visitas dos consultores do Sírio Libanês até a conclusão da implantação do projeto.
Lean nas Emergências
O projeto nasceu em 2017 e já contemplou mais de 200 hospitais brasileiros, obrigatoriamente instituições públicas ou filantrópicas que atendem pelo SUS.
A metodologia Lean (lean manufacturing) é uma filosofia de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na tradução livre, “lean”, em português, quer dizer “enxuto”.
A metodologia trabalha com diversas ferramentas que visam promover o diagnóstico, fazer análise, execução e controle durante todas as etapas da assistência no pronto-socorro.
Além do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês, também estão envolvidos o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Americana e a SCMC, que realiza a gestão compartilhada do Hospital Municipal com a Prefeitura de Americana.