EntretenimentoGeralPrincipaisRegião

Instituto INCAB comemora 10 anos com incorporação, palestra e honrarias em Hortolândia

Um marco histórico, no evento de 10 anos do Instituto INCAB, o maior presente foi receber o Instituto Ângelo Perugini como filial, unindo forças para transformar vidas e comunidades. Juntos somos mais fortes. Agnaldo Perugini, presidente do IAAP (Instituto Ângelo Augusto Perugini), em conjunto com Pietro Jr., presidente do INCAB (Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano), anunciou durante a cerimônia de Homenagem às Mulheres, realizada na Câmara Municipal de Hortolândia, a incorporação de ambas as instituições. Com esta integração, a filial de Hortolândia passa a fazer parte do grupo, que já conta com unidades em Americana, Campinas, Itatiba, Santa Bárbara D`Oeste, Paulínia e Pouso Alegre. 

A noite desta terça (19) começou com um delicioso coffee break, passou-se as apresentações da composição da mesa e as apresentações das mulheres homenageadas com as honrarias: Mulheres Inspiradoras – Enalva de Lima dos Santos, Maria Aparecida Costa Silva, Marilda de Fátima Calazans; Ruth da Costa Silva; Fátima Aparecida Gonçalves e Luciene de Lima Pinheiro. Embaixadoras do Bem – Rosali Nazarete Madalena; Cleudice Baldo Meira; Renata E. Pozelli Burlandy; Deputada Estadual Ana Lucia Lippaus Perugini; Carolina Jango Feitosa; Alina Swarosky Figueira; Terezinha Corrêa Prataviera; Sandra Mara Lopes de Paula; Maria dos Anjos Assis Barros; Elizete Aparecida Ponciano dos Santos; Joana Aparecida da Silva Almeida; Sandra Fagundes Freire; Selma Epifania da Silva Santos; Jacyra Aparecida de Souza; Leonice da Paz; Carla De Souza Bampa; Renata Cristina Mendonça e Michele da Silva Xaves. No desfeicho da noite cada mulher recebeu uma essência feita pela empresa Barbarex, exclusivamente para o evento Essência Feminina.

A noite deu continuidade com a palestrante Tatiane Rolim, com o tema: “À um passo de sua Autoestima”, percebeu-se muitas mulheres tocadas e emocionadas com a vivencia da palestra. “Me sinto honrada pela oportunidade de estar junto com mais de 100 mulheres especiais aos olhos divino. Se a semente lançada modificar a vida emocional e estrutural de uma mulher a missão foi alcançada com mérito”, diz a palestrante da noite Tatiane Rolim.

“O Instituto Perugini precisava expandir suas atividades, e foi então que conhecemos o INCAB, um Instituto que já soma mais de dez anos de experiência e trabalhos sociais. Depois de muito conversar, analisar e observar as necessidades do nosso projeto, entendemos que ele precisava ganhar mais força, mais fôlego, e esta união coroa esta demanda. A partir de hoje, o Instituto sediado aqui em Hortolândia passa a ser denominado Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano Prefeito Perugini, em homenagem ao nosso querido amigo, irmão, prefeito in memoriam de Hortolândia Ângelo Augusto Perugini”, anunciou o presidente do IAAP.

Agnaldo explica que com essa fusão, o Instituto Perugini passa a ter possibilidades de trabalhar com mais amplitude, tendo condições de prestar um serviço eficiente e rápido para o povo de Hortolândia: “Assim como muitas instituições que já realizam um trabalho voltado ao próximo, nós também nos unimos nesse objetivo de ajudar o próximo. Seremos mais uma ferramenta para construir dignidade”.

Pietro Jr., presidente do INCAB, inicia sua fala comemorando o aniversário de dez anos da Instituição que ele presidia, traduzindo esta incorporação junto ao IAAP, como uma somatória de propósitos de vida. “Está passando um filme em minha mente, onde tenho tanto a agradecer a Deus por tudo que tivemos a oportunidade de trabalhar. São pequenos gestos, mas que tanto enriquecem nosso coração, nossa alma. Esta união fortalece o nosso propósito, o propósito de olhar pelo próximo como gostaria de ser visto, e levar um conforto, por menor que seja, com carinho, amor, de coração e sincero. Tenho certeza de que esta união é só mais um início do muito que esta por vir”, comemorou.

Missão

O irmão de Perugini explica que o Instituto tem a tarefa de realizar aquilo que Angelo gostaria de fazer pelo povo de Hortolândia e não teve tempo para fazer em vida, e ampliar cada vez mais este trabalho de olhar pelo próximo: “Angelo foi professor de português e inglês, filósofo, teólogo, político e um grande administrador, e nós queremos continuar este legado que mantém vivas suas memórias, e mais do que isso, mantém vivo este trabalho que construiu uma história de superação, que não acaba com o fim de um capítulo. Vamos seguir este exemplo que ele nos deixou, vamos continuar lutando por dias melhores”, assegurou.

Uma marca Perugini, as parábolas

“A Inglaterra foi governada durante muitos anos, senão décadas, por uma mulher, chamada Margaret Thatcher, e sabe como ela era conhecida? Como a dama de ferro, porque dizia a lenda que por onde ela pisava, não nascia grama. Então, eu pergunto o seguinte: “Hoje, nós estamos acompanhando um cenário onde se travam tantas guerras, tantas tragédias, e então eu fico imaginando, e se colocássemos em uma mesa de negociação as mulheres da Rússia e as mulheres da Ucrânia, o que elas diriam sobre esta guerra. Provavelmente, elas estariam com seus filhos, seus familiares, chorando e diriam: “Chega de Guerra!”.

Eu gostaria também, de analisar uma discussão que rola nas mídias, na sociedade do mundo inteiro, sobre quem é a favor dos Palestinos na Guerra de Israel, e quem é favor aos Hamas. Dizem que todos são terroristas. Mas aí, as pessoas se dividiram e cada uma defende um lado. Igual a guerra política que enfrentamos aqui, sobre direita e esquerda. E então eu fico imaginando se fosse dado a elas, as mulheres, as mães palestinas e não a aos homens, o direito de dizer o que elas, as mães de Israel que tem seus filhos sequestrados, torturados, assassinados, as mães palestinas também com seus filhos aprisionados, torturados, mortos. Eu tenho certeza de que todas elas olhariam nos olhos umas das outras, derramariam lágrimas, talvez lágrimas de sangue, e diriam: “Essa guerra, como qualquer guerra, só mata o nosso coração”. Vocês mulheres tem essa força, essa sensibilidade.

E para concluir, digo o que o poeta já proclamou: “forte é o braço que sustenta uma flor”. Não aquele que sustenta um canhão. Forte é o braço que sustenta o amor, observou o irmão de Angelo Perugini, encerrando a cerimônia deixando à comunidade presente o seu abraço e o desejo de que dias melhores venham pra toda nossa Hortolândia.

Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano Prefeito Perugini

O espaço que abriga a instituição em Hortolândia está alocado na Rua Antonio Biassi Filho, 91, Pq. Ortolândia.

Para ser um voluntário nos projetos sociais, basta entrar em contato através do WhatsApp (19) 99456-7152 ou pelo e-mail institutoiaap@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *