Principais Notícias

Prefeitura monitora nova estratégia da CPFL para controle de macrófitas na Represa do Salto Grande

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está monitorando a nova estratégia adotada pela CPFL Renováveis para o controle de macrófitas (aguapés) na Represa do Salto Grande. O contrato com a nova empresa responsável pela remoção das plantas aquáticas prevê o uso de equipamentos mais modernos e eficientes para acelerar a retirada da vegetação da represa.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, e representantes da CPFL reuniram-se na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) para a apresentação dos novos maquinários e da operação atualizada de remoção das plantas, na tarde de terça-feira (4).

“A nova empresa apresentou as melhorias em máquinas e equipamentos, incluindo a operação de uma máquina anfíbia, que permite maior flexibilidade na remoção das plantas no reservatório. Seguimos acompanhando de perto toda a operação, em parceria com a CPFL Renováveis, para garantir o bom andamento das ações de controle das macrófitas e minimizar seus potenciais impactos”, afirmou Fábio.

O gerente da CPFL Renováveis, Guilherme Donato, destacou o aumento da capacidade operacional. “Agora, contamos com quatro máquinas e veículos mais modernos, incluindo a máquina anfíbia, que traz maior agilidade e segurança na remoção e no transporte do material retirado da represa”, explicou.

Além dos equipamentos, a CPFL informou que os novos caminhões têm capacidade de transporte 30% maior, acelerando a retirada da vegetação da represa.

Durante a reunião, o secretário Fábio solicitou que a CPFL avalie a intensificação da remoção das macrófitas nas orlas das praias Azul e dos Namorados. “É prioridade do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi a manutenção dos espaços públicos e a preservação do meio ambiente. Estamos revitalizando e cuidando desses espaços importantes para a cidade e região”, afirmou.

Também participaram da reunião o diretor da Unidade de Fiscalização, Licenciamento Ambiental e Projetos da Prefeitura, Cícero de Jesus, o representante do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, Adelmo Passos, além dos analistas da CPFL, Leonardo da Silva Junior e Tatila Martins, do especialista Marcelo Eduardo de Mattos e do coordenador da área de meio ambiente da operação da geração hídrica, Leandro Soares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *