Programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara inicia reuniões terapêuticas
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações do Programa “Saúde sem Tabaco”. Nesta segunda-feira (10) foi promovida a primeira reunião terapêutica do grupo. O encontro foi realizado no Centro Social Urbano, dando sequência às atividades do Programa. A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros semanais durante aproximadamente três meses. Após as reuniões terapêuticas, serão realizadas as reuniões de manutenção, antes do encerramento do grupo, previsto para abril.
No decorrer da iniciativa, os participantes já passaram por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal. Os interessados em participar de novas turmas ao longo do ano devem se inscrever na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.
Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), vinculado à Secretaria de Saúde, o programa oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social aos participantes. Todos os profissionais envolvidos foram capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.
Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término das atividades no grupo antitabagismo. No último ano, 93 pessoas iniciaram participação nos quatro grupos realizados. Deste total, 44 finalizaram algum grupo, sendo que 39 relataram terem deixado de fumar após a conclusão.