Meio Ambiente

Projeto de compostagem é realizado em escolas municipais de Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, executa um projeto-piloto de levantamento de resíduos produzidos na alimentação escolar para compostagem e agricultura urbana e periurbana. A ação tem como objetivo diagnosticar a quantidade produzida em cada unidade, o que possibilita o planejamento e gerenciamento dos resíduos descartados na cozinha visando uma posterior utilização de compostos em hortas e espaços verdes.

A ideia foi apresentada ao Ministério do Meio Ambiente que contemplou o Município com equipamentos e maquinário para sua execução. A boa prática envolve, inicialmente, oito escolas da rede municipal de ensino que já receberam os contêineres de coleta de resíduos orgânicos.

As escolas participantes são a EMEI “Vera Lúcia B. De L. Juliato”, da Vila Sartori, a EMEI “Dona Maria Araújo”, da Cidade Nova, EMEI “Rotary”, do Jardim Pérola, Extensão Anália – “Espaço Integrado de Educação Ambiental – Fioravante Luis Angolini e Anna Rosa Tuchaspki”, do Caiubi, Emefei “Profª Antonia Dagmar de Almeida Rosolen”, da Vila Sartori, Emefei “Purificacion S. Fonseca – Dona Pura”, do Jardim Monte Líbano, CAIC “Irmã Dulce”, do Santa Rita, e CIEP “Angélica Sega Tremocoldi”, do Jardim das Orquídeas.

Os contêineres instalados nestas unidades recebem de forma separada os resíduos de preparo (alimentos crus, cascas, talos e sementes), os resíduos de alimentos cozidos e/ou temperados e os resíduos de frutas. Um controle de pesagem dos resíduos foi estabelecido por meio de planilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *