Santa Bárbara decreta situação de emergência após uma das maiores enchentes da história
O prefeito Rafael Piovezan, decretou situação de emergência no município após as fortes chuvas que causaram uma das maiores enchentes da história, com alagamentos nos bairros ribeirinhos: Jardim Conceição, Vila Sartori, Santa Alice, Jardim Augusto Cavalheiro, Vila Diva, Jardim Batagin, Jardim Icaraí e Cruzeiro do Sul.
Foram desalojadas 203 famílias, que necessitaram de abrigo, assistência humanitária e apoio do poder público. O município teve ainda danos em sua infraestrutura urbana, com vias interditadas, prejuízos a equipamentos públicos e interrupções no fornecimento de serviços essenciais.
Segundo a Prefeitura, com a medida, o município tem a autorização para ações emergenciais relacionadas à contratação de obras, serviços, aquisição de bens e produtos, com base nos termos do inciso VIII do artigo 75 da Lei Federal nº 14.133/2021, estando autorizado ainda a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar nas áreas atingidas, destinação de recursos orçamentários extraordinários para atendimento às famílias desalojadas e recuperação dos danos causados, além de outras ações emergenciais necessárias para minimizar os impactos dos danos em decorrência dos alagamentos.
LIMPEZA E RETORNO PARA CASA
Terça-feira (04), moradores afetados com a enchente fizeram a limpeza em suas casas. Equipes da Prefeitura, que englobam Defesa Civil e todas as secretarias municipais, seguem atuando de forma ininterrupta com força-tarefa em áreas atingidas pelas chuvas e assistência necessária às famílias. Nesta quarta-feira (5) caminhões e tratores percorrem as ruas para remoção de objetos e limpeza.
Realizando a limpeza interna, as famílias iniciam o retorno para suas casas de forma gradativa. A Prefeitura continua com a entrega de produtos de limpeza, alimentação, cestas básicas, mobiliários, roupas e demais itens doados pela população e empresas.
O abastecimento de água também foi restabelecido de forma gradativa e as aulas nas escolas da rede pública municipal que foram suspensas na segunda-feira (03), já foram retomadas.