Teatro “Shuí e o Retorno das Águas” leva conscientização ambiental a instituições de Americana
O projeto cultural “Circulando com Shuí: o Retorno das Águas”, realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, faz cinco apresentações fechadas e gratuitas do espetáculo teatral “Shuí e o Retorno das Águas” em instituições sociais e educacionais do município. A primeira apresentação ocorreu no último dia 19, na Associação Americanense de Acolhimento (AAMA), e reuniu cerca de 30 participantes.
Com dramaturgia e concepção da atriz e educadora Aline Silva, o espetáculo apresenta a jornada da menina Shuí, que se vê diante da missão de ajudar o planeta. Inspirada por lendas indígenas, nordestinas e também sobre o rio Tietê, a aventura convida o público a refletir, de forma sensível e poética, sobre o impacto das ações humanas na natureza.
As apresentações acontecem até o dia 28 em cinco espaços distintos de Americana: além da AAMA, a montagem será encenada na Fraternidade Guardiões da Imaculada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, no Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo e na instituição AEPHIVA. Os encontros são voltados a públicos diversos, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos por essas instituições. Após cada sessão, há uma roda de conversa entre a atriz e o público da instituição, ampliando o espaço para escuta e diálogo sobre o tema ambiental.
O projeto une arte e educação ambiental, dialogando diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da ONU e sua proposta de ações urgentes contra as mudanças climáticas.
“A montagem aborda conceitos muito atuais como crise hídrica, desmatamento, aquecimento global e a relação dos seres humanos com a natureza. É uma temática totalmente alinhada às ações da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi, que valoriza a educação e a preservação ambientais”, declarou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Vinicius Ghizini.
Além das apresentações teatrais, o projeto prevê a produção de 500 fanzines (revista com compilados de cenas) para colorir, com a história da protagonista Shuí. As fanzines serão entregues ao público durante as rodas de conversa.
O projeto cultural “Circulando com Shuí: o Retorno das Águas” é realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e foi selecionado através do edital de chamamento público PNAB 05/2024, nos termos da Lei Federal Nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e produção de Aline Silva.