Principais NotíciasRegionalSanta Bárbara d'Oeste

Trabalhadores do Transporte Público estão com salários atrasados e fazem paralisação em SBO

Os trabalhadores da empresa Nova Via, responsável pelo transporte coletivo urbano de Santa Bárbara d’ Oeste, estão reunidos na garagem, aguardando uma posição da Prefeitura para retomar o serviço. Eles não receberam o salário e optaram pela paralisação em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Americana e Região, às 6h da manhã de hoje (11).

O presidente do Sindicato, Claudemir Alves da Cruz, conversou com a imprensa e afirmou que 100% dos ônibus que operam no transporte coletivo urbano estão parados. São 22 linhas no total. Só estão funcionando os 20 ônibus que atendem a Saúde, a Educação e a Apae, que são essenciais. Claudemir criticou o descaso da Prefeitura com os trabalhadores e a população, já que desde a semana passada, a Nova Via tinha comunicado sobre a possibilidade da paralisação devido às dificuldades financeiras que vem passando em razão da falta de revisão no valor da tarifa, atualmente de R$ 4,85.

“Desde quinta-feira passada a empresa protocolou um documento na Prefeitura e no Sindicato falando do desequilíbrio financeiro que estão tendo devido ao não repasse das tarifas desde 2021, e informando que não teria condições de estar arcando com os salários dos trabalhadores. No mesmo dia o Sindicato protocolou um documento na Câmara e na Prefeitura, cobrando uma resposta para entendermos a situação e, principalmente, para que os trabalhadores não viessem a ficar sem o pagamento. Fomos recebidos pela Câmara na sexta-feira passada, e o presidente Kifu ficou de levar a situação ao prefeito. Até o momento não fomos recebidos por ninguém em nome do prefeito e hoje é dia 11. Chegamos aqui às 6h, fizemos a primeira assembleia e os trabalhadores optaram pela total paralisação do transporte enquanto não houver solução do recebimento dos salários. Eles não receberam nenhum centavo”, relatou o presidente.

Ele afirmou ainda que o Sindicato entende que o responsável pelo transporte é a empresa, mas o outro responsável é o prefeito. “Então, se ele está sabendo dessa possibilidade de os trabalhadores não receberem e que a população iria ficar sem transporte, cabia a ele, prefeito, já estar tomando as devidas providências para que isso não ocorresse. Não queremos saber se a empresa tem culpa, ou se a prefeitura tem. A única coisa que queremos é que os trabalhadores recebam os salários. Por isso eles cruzaram os braços esperando que resolvam esse impasse, recebam o salário e a população volte a ter o transporte”, completou.

A paralisação envolve 130 funcionários da Nova Via, entre motoristas, pessoal da manutenção e da limpeza. A reportagem do portal SBNotícias entrou em contato com a Prefeitura e com a empresa Nova Via, e aguarda um retorno.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *